A Revista Government Information Quarterly lançou nessa semana uma chamada especial sobre Inteligência Artificial no âmbito Governamental e utilizou, entre as suas referências para fundamentação, uma pesquisa desenvolvida por discentes e docentes do NExT/UnB e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (UnB).

A Revista Government Information Quarterly - GIQ - reconhecida como uma das principais referências no mundo[1] para a produção e divulgação de novos conhecimentos sobre tecnologia e informação em governo, lançou nessa semana uma chamada especial sobre Inteligência Artificial no âmbito Governamental.

A chamada sob o título “Inteligência Artificial para Tomada de Decisão Orientada por Dados e Governança em Relações Públicas” (tradução) está aberta até o dia primeiro de fevereiro de 2021 e utilizou, entre as suas referências para fundamentação, uma pesquisa desenvolvida[2] por discentes e docentes do NExT/UnB e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (UnB).

A coordenação do NExT/UnB destaca que o uso dessa pesquisa como parte da justificativa para essa chamada especial demonstra o pioneirismo e qualidade das pesquisas que são desenvolvidas pelo NExT/UnB e pelo PPGA/UnB, e sente-se feliz em ver o destaque que essa pesquisa recém-publicada tem obtido, incluindo até o momento 31 citações em outros trabalhos, além dessa chamada especial.

A chamada especial em questão abordará pesquisas conceituais e empíricas, bem como estudos qualitativos e quantitativos, e os tópicos contemplados incluem, mas não estão limitados a:

• Desafios, barreiras e motivadores da adoção e implementação de IA em contextos locais ou nacionais;
  • A adoção e implementação de IA na administração local ou central;
  • A implementação de tecnologias de IA (pré-adoção) e sua avaliação (pós-adoção);
  • Uso de IA na automação de serviços governamentais;
  • O impacto da IA na governança e nos processos de governo;
  • O papel da IA na administração pública e nos modelos de governança;
  • O papel da IA na promoção da satisfação do cidadão;
  • O papel da IA em facilitar a participação e o engajamento do público;
  • O lado obscuro e os fundamentos éticos da IA do setor público; e
  • Questões de privacidade e segurança e políticas relevantes relativas à implantação de IA.

Os artigos aprovados nessa chamada serão publicados em edição especial da Revista Government Information Quarterly, prevista para ser lançada em 2022.

Mais detalhes dessa chamada podem ser obtidos em:

[1] A revista Government Information Quarterly possui extrato CAPES Qualis A1 na área de Administração e foi avaliada internacionalmente nesse ano com Fator de Impacto JCR 5,098. Mais informações em: https://www.journals.elsevier.com/government-information-quarterly.

[2] A pesquisa referenciada foi publicada sob o título “How and where is artificial intelligence in the public sector going? A literature review and research agenda” e está disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0740624X18303113</a>.