A modernização da administração pública tem sido pauta de grande relevância na gestão pública, especialmente nos últimos anos, com a consolidação da tecnologia na promoção dos serviços públicos. Vale ressaltar ainda que, a Constituição Federal de 1988, apresenta no artigo 37, o princípio da eficiência, sendo assim indispensável o aprimoramento das práticas gerenciais e o fomento à inovação no âmbito do setor público.

Em conformidade com este cenário de modernização e de implantação de práticas gerenciais, o Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público (NEXT/UnB) da Universidade de Brasília (UnB), promoveu no âmbito do Superior Tribunal Militar (STM), o projeto de mapeamento e transformação de processos. O principal objetivo do projeto foi estruturar um conjunto de rotinas organizacionais para o aprimoramento e a melhoria contínua do desempenho da organização.

Em sua primeira fase o projeto buscou a construção de um alinhamento estratégico, uma vez que foi possível a priorização dos macroprocessos críticos da organização. Desse modo, a equipe envolvida no projeto, construiu metodologias para a investigação técnico-científica, composta de 4 etapas: capacitação, diagnóstico, prospecção e implementação.

Em seguida, foram executados ciclos de melhoria nos processos-alvo do Tribunal, através da aplicação de um conjunto de técnicas, com destaque à prospecção de benefícios potenciais em relação às rotinas de trabalho e o redesenho organizacional. Foi também implementado um conjunto de técnicas para reduzir os custos e riscos, otimizar os recursos, balancear a capacidade produtiva no trabalho e aprimorar as conexões de comunicações nas áreas da organização.

A execução das atividades do projeto “Investigação e transformação do STM: uma visão baseada em processos” possibilitou a difusão do sistema de gestão de processos, bem como a publicação inédita do livro “Como impulsionar a eficiência organizacional a partir da gestão de processos? Experiências do Superior Tribunal Militar; A autoria do livro é de Paulo Henrique de Souza Bermejo, Daniel do Prado Pagotto, Paulo José Góes Daltro, Tomás Dias Sant’ana, Ingrid Vellenich e Arlete Alves Machado Rodrigues.

O lançamento do livro está previsto para o Encontro de Administração da Justiça (ENAJUS), que ocorrerá entre 04 a 06 de agosto de 2019, em Brasília. O Livro possibilitará ao leitor compreender o cenário de transformação que tem sido implementado na gestão pública brasileira, especialmente os esforços das instituições públicas em melhorar e aprimorar à promoção dos serviços públicos. Nesse sentido, o livro é indicado para todos(as) aqueles(as) que se interessam pela temática da gestão, inovação e eficiência na administração pública.