O Ministério da Educação (MEC) lançou, no dia 30/08/2021, a Plataforma ForPDI para as 110 instituições da Rede Federal de educação. Por meio desse lançamento, essas instituições poderão utilizar gratuitamente a plataforma para gerenciar seus Planos de Desenvolvimento Institucional, conhecidos como PDI.

O evento contou com a participação do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro; o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy; o diretor-geral da RNP, Nelson Simões; o secretário de educação superior do MEC, Wagner Vilas Boas; e o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Tomas Dias Sant’Ana.

A Plataforma ForPDI é uma ferramenta aberta de software para gestão e acompanhamento em tempo real do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), permitindo a criação de planos estratégicos, indicadores e metas, informações orçamentárias, geração automática de metas, além de possuir um painel de bordo que possibilita acompanhar os resultados do PDI e analisar os dados em tempo real utilizando gráficos e tabelas.

Essa plataforma foi desenvolvida através de uma parceria entre o Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Universidades Federais (Forplad), o Núcleo de Excelência e Transformação do Setor Público da Universidade de Brasília (NExT/UnB), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Outros produtos relacionados a essa plataforma, como treinamentos e a metodologia para elaboração e gestão do PDI publicada em formato de livro, também podem ser acessadas gratuitamente através desse link: http://next.unb.br/plataforma-for/.

Mais informações sobre esse lançamento, acesse: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-plataforma-forpdi.