Notícias

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA-UnB) concede o prêmio de melhor artigo de discentes para Rafael Fidelis e Weslei Sousa, pesquisadores do NExT/UnB, pelo trabalho na área de Inteligência Artificial (IA) e Transformação Digital.

premio direito

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA-UnB) concede o prêmio de melhor artigo de discentes de 2022 para o aluno Rafael Fidelis e o egresso Weslei Sousa, pelo trabalho na área de Inteligência Artificial (IA) e Transformação Digital.

O artigo intitulado "Artificial Intelligence and Speedy Trial in the Judiciary: Myth, Reality, or Need? A Case Study in the Brazilian Supreme Court (STF)" foi publicado na revista científica Government Information Quarterly. O estudo investigou a aplicação da inteligência artificial no contexto do Judiciário, mais especificamente em relação ao tema da celeridade processual, por meio de um estudo de caso no Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro.

A pesquisa destacou a importância de explorar o potencial da IA no âmbito do Poder Judiciário, considerando seus possíveis impactos na eficiência e agilidade dos julgamentos. O estudo teve como objetivo analisar se a implementação de ferramentas de IA no STF poderia contribuir para a redução dos prazos processuais e para a otimização da prestação jurisdicional.

Os pesquisadores coletaram e analisaram dados referentes aos processos judiciais analisados pelo STF, comparando a velocidade de julgamento de casos que contaram com o auxílio de sistemas de IA em relação aos métodos tradicionais. A pesquisa revelou que a aplicação da IA no Judiciário brasileiro pode trazer benefícios concretos, acelerando o tempo médio de duração dos processos e contribuindo para a eficácia da justiça.

Link para o artigo completo: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0740624X21000964

A premiação concedida pelo PPGA-UnB busca estimular o comprometimento e a excelência dos estudantes. Conheça mais sobre o programa: https://www.ppga.unb.br/