Sob a responsabilidade de promover modernização no Superior Tribunal Militar (STM), por meio da gestão por processos, o Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público (NEXT) iniciou, em agosto, um novo ciclo de atividades voltadas, agora, para as atividades finalísticas do STM.

Para isso, servidores da Secretaria Judiciária (SEJUD) participaram de curso para treinamento e capacitação envolvendo as temáticas: inovação no setor público, gestão por processos, avaliação estratégica e implementação da gestão por processos.
Durante o treinamento, foram abordadas as principais práticas de mercado, visando a facilitar o acompanhamento pelos servidores durante as atividades que estão sendo desenvolvidas. Além disso, os servidores utilizaram os resultados de avaliação estratégica feita anteriormente para construir, em conjunto com a equipe do NEXT, as soluções de modernização necessárias às suas respectivas áreas de atuação.

O projeto Gestão por Processos no STM é fruto de um termo de cooperação entre o Superior Tribunal Militar e a Universidade de Brasília, representada pelo Núcleo de P&D para Excelência e Transformação da Administração Pública (NEXT/UnB). Essa cooperação iniciou-se em setembro de 2017 e finalizará em dezembro desse ano. Até o momento, já foram contempladas, ao todo, 7 coordenadorias, 3 diretorias e 2 secretarias.

Os resultados com a implementação das práticas de modernização estão sendo mensurados e serão oportunamente publicados em trabalhos técnico-científicos, a fim de contribuir com a difusão do conhecimento sobre boas práticas de gestão judiciária e inovação no setor público.

Confira as fotos do evento de treinamento e capacitação

Professor Paulo Bermejo, coordenador do NEXT/UnB

Daniel Pagotto, líder do projeto no NEXT

Almirante José Aloysio de Melo Pinto, chefe de gabinete da presidência do STM